quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JANEIRO/2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE APLICAÇÃO DO CONVÊNIO


APRESENTAÇÃO E RELATÓRIO DE ATIVIDADES

DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE APLICAÇÃO DO CONVÊNIO

O Centro Espírita e Creche “Vianna de Carvalho” é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e objetivos filantrópicos, educacionais e de assistência à família, fundada em 27 de agosto de 1981.
Para cumprir seus objetivos e finalidades, o Centro Espírita e Creche “Vianna de Carvalho” conta com Setor de Trabalho, Recuperação, Assistência Social e Setor de Educação.
Nos setores de Trabalho, Recuperação e Assistência Social, funcionam os Programas de Assistência Básica à Família, de Trabalho e Renda, de Prestação de Serviço Comunitário. No Setor de Educação, o Centro de Educação Infantil “Vianna de Carvalho”.
Todo o atendimento oferecido pela entidade é gratuito, em conformidade com seus objetivos e finalidades estatutárias, e envolve famílias, crianças, adolescentes e pessoas de baixo nível sócio-econômico do Município.
No Setor de Educação foi criada, em 1984, a Creche “Vianna de Carvalho”, que teve suas atividades iniciadas em 02 de janeiro de 1985. Em 21 de dezembro de 1996, a Creche “Vianna de Carvalho” torna-se Centro de Educação Infantil “Vianna de Carvalho”, e encontra-se registrada no CONSEME sob n.° 001/2000 e no Fundo Municipal de Assistência Social sob n.° 005/98 CMAS de 26/05/1998.
O Centro de Educação Infantil Vianna de Carvalho oferece ensino nas modalidades de Creche e Pré Escola, para crianças na faixa etária de zero a seis anos. O atendimento oferecido contempla as áreas biopsicossocial e pedagógico, e atualmente atende a 351 crianças.

Segue abaixo tabela com faixa etária e quantidade de crianças atendidas nos períodos, integral, matutino e vespertino:

Turma
Faixa Etária
Período
Quant. de crianças
B I A
0 zero a 01 ano
Integral
25 alunos
B I B
01 ano a 01 ano e 5 meses
Integral
25 alunos
B II A
01 ano e 5 meses a 2 anos
Integral
25 alunos
B II B
01 ano e 5 meses a 2 anos
Integral
25 alunos
B III A
02 anos
Integral
25 alunos
B III B
02 anos
Integral
25 alunos
M I
03 anos
Integral
25 alunos
M II
03 anos
Integral
25 alunos
MIII
03 anos
Integral
25 alunos
MIV
03 anos
Integral
24 alunos
Pré I
04 anos
Matutino
25 alunos
Pré I
04 anos
Vespertino
25 alunos
Pré II
05 anos
Matutino
26 alunos
Pré II
05 anos
Vespertino
26 alunos
Total
351 alunos
















Para este atendimento conta-se com professoras e auxiliares de professora conforme convênio entre Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Centro Espírita e Creche Vianna de Carvalho, como também auxiliares de professora e estagiárias contratadas pela entidade.
Com recursos da Entidade e do Convênio (conforme notas fiscais prestação de contas) são oferecidas às crianças atendidas 05 (cinco) refeições diárias em período integral, 03 (três) refeições diárias no período matutino e 02(duas) refeições diárias no período vespertino, perfazendo um total de 1.505 (um mil quinhentas e cinco) refeições diárias.
Para a higiene das crianças atendidas os materiais utilizados são adquiridos através de recursos da Entidade e do Convênio (conforme notas fiscais prestação de contas).
Na área de educação, nos meses de Janeiro à Março será trabalhado junto as crianças o Projeto de Adaptação que tem como tema O lúdico e a música como facilitadores do processo de adaptação da criança.  Este projeto tem como objetivos:
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem estar das crianças.
- Criar um ambiente acolhedor para as crianças integrarem-se a dinâmica do grupo.
- Desenvolver atividades que permitam que as crianças conheçam-se e interajam entre si, professores e funcionários.
- Familiarizar as crianças no espaço escolar e sua rotina.
- Propiciar um ambiente seguro para que as crianças possam manifestar suas emoções e necessidades.
As atividades desenvolvidas envolvem os eixos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
 Neste mês de Janeiro/12 as atividades desenvolvidas foram direcionadas a recreação, brincadeiras ao ar livre, teatros, dramatizações, gincanas e lanches coletivos.
É desenvolvido junto às crianças na faixa etária de 03 anos a 06 anos o Programa de Educação em Valores Humanos, que tem como propósito facilitar a formação do caráter da criança.
São realizadas festividades e comemorações conforme cronograma letivo envolvendo escola e família.
Na área social, o trabalho junto à família das crianças é realizado num primeiro momento no ato da matrícula, e, posteriormente, através de anamnese social, orientações, atendimentos, encaminhamentos necessários e reuniões.

IOLANDA ACHUTTI     
PRESIDENTE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário